segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Esse meu compadre "polímata"...

  Conheço o meu compadre Mundy há três décadas - garanto que nem ele lembrava disso. Rsss -, por isso mesmo sei bem dos seus gostos. Outro dia, conversávamos sobre "samba", e o sujeito deu aula sobre sua concepção de "autoria ilusória" nesta forma musical. Boquiaberto fiquei... e permaneci, quando o douto compadre citava exemplos de músicas com tantos "parceiros" que quase era necessário fazer um "anexo" à letra para registrar o nome de todos esses inspirados amigos.
  Brinquei, então, que a produção devia acontecer mais ou menos como aqueles "repentistas" nordestinos, que se desafiam mutuamente a continuar a "cantoria" de quem o antecedeu, só que, ao contrário de dois, seriam duas dúzias de "poetas populares" em cada produção musical.
  Sem ridicularizar minha humilde e ignara participação na conversa, do alto de sua sapiência, ele explicou que há diversos interesses envolvidos nessas "co-autorias" e que vários deles só escreveram, de verdade, os próprios nomes, e mais nenhuma palavra da peça musical.
  Já não duvidava do meu compadre "polímata", mas obtive a confirmação das suas informações quando li sobre o lançamento recente do livro "Samba de enredo: história e arte", dos pesquisadores e compositores Alberto Mussa e Luiz Antônio Simas, onde os tais senhores defendem justamente a mesma tese. Seria meu compadre "co-autor" do livro?
  Explica-se no livro que "No mundo do samba, o conceito de autoria nunca correspondeu precisamente ao de composição. Há casos em que os parceiros são incorporados ao samba por questões de disputa, por serem membros influentes na comunidade da escola, porque podem financiar".
  Uma ressalva: meu compadre nem gosta de samba...
  Esse sujeito é brilhante, mesmo! Rsss

6 comentários:

mundy disse...

Boa Noite Ricardo, bem obrigado pelo elogio, tive que buscar auxilio no Aurelio para saber o que significa POlímata, nao sei se sou , pois senao estaria em outra situaçao a nível pessoal e material ou até posso ser e nao acreditar que o seja, sei lá, isto deixo para outra hora, mas é o que falei naquela conversa e que pudeste comprovar ao ler a matéria que saiu sobre o livro que citou, realmente nao sou chegado a samba, no sentido de me despencar de casa para assitir alguma roda de samba ou ligar o rádio para escutar sambas, mas nesta epoca momesca, nao nego que assisto aos desfiles na TV, nem todas as escolas ,pois o sono mer pega na boa depois da terceira escola a desfilar, confesso que as Escolas de Sampa que o Luciano Huck tenta vender em seu programa como coisa de primeira em relaçao ao Rio esta muito longe, mas insistem em dizer que está ficando igual, já fui alguns desfiles na Avenida para deleite de MInha Senhora Esposa que se amarra nesta folia sambesca, mais pelos personagens envolvidos do que proprimanete por adorar samba, eu digo que o que me amarrei mesmo nos desfiles que fui é na Mordomia dos camarotes que fui convidado, na real eu ia ao desfile para comer e bem de graça, hehehehehehe, e ver bateria de escola de samba que é a única coisa que me fascina em um desfile e lógico que uma ou outra Madrinha de bateria, de resto ficava totalmente alheio, mas recomendo para quem nunca foi , um dia ir a um desfile , mas se puder tentem na base do Jaba total de um camarote, pois ir na Arquiba, nem pensar, é muito desconforto, a beleza do espetaculo nao compensa o cansaço prporcionado, mas é isso a FEsta de Momo chegando e eu aqui nos preparativos para ficar em Maricá City , e na segunda dia 15 , jogar meu futebol , que vai ser o ponto alto da minha Folia MOmesca e caso passes por aqui a caminho de POnta Negra nao esqueça , estaremos aqui e nao custa uma visita sem ser para o aniversario de LUIGUI,o convite mais uma vez foi feito, mas com certeza mais uma vez sera ignorado, com alguma desculpa qualquer, tipo passo na sua porta , mas nao posso me desviar de POnta Negra , hehehehehehehe.

mundy disse...

Acabo de ler no Globo que devido a protestos das mulheres que Neguinho da Beija Flor, que compos maravilhoso samba, ironia é lógico, trocou o Refrao da sua música em que diz " melhor que dez muie, só mil muié, para melhor que a mulher , so a mulher , só a mulher, bem Ancelmo Goes aplaudiu o Puxador de samaba da beija Flor, é por isso que o cara escreve estas obras primas, em que o samba começa melhor que uma muie, só duas muie e por aí vai, aí troca o Refrao e é aplaudido,desculpe o termo, pois este blog é de nível, mas estao de sacanagem .

mundy disse...

Voce diz que somos amigos há 3 decadas e diz que nao me lembro do fato, tanto me lembro que farei ua correçao, sao tres decadas e agora em fevereiro entramos no primeiro ano da quarta decada, ou seja 31 anos, entao vc é que tá ruim das contas pois 31 anos nao sao tres decadas, tudo começou no Colégio Martins no ano de 1979, na Turma 805, daquele ano em diante voce explodiu em busca do conhecimento se tornando o que é hoje e eu por uma ironia do destino foi o ano de uma grande perda material que mudou minha vida , digo que aquele ano só teve de positivo ter feito amizade com vc e a prolongado até hoje, mas em termos de cuca, ali começou o que hoje se ve em mim , uma pessoa sem Norte e com muitas complicaçoes, espero ter mais 31 anos para poder realmente merecer o adjetivo Polímata, pois amigo confesso que parei em 1979, devido ao Trauma que vc sabe qual é .Sigamos adiante.

Ricardo disse...

Meu querido compadre:
Vamos por etapas.
Ir ao desfile em camarote VIP é coisa para estrelas. O "normal" é ficar naquela arquibancada, com o isopor e a bolsa de "frango com farofa". Portanto, reconheço que você foi comer e beber - bem e de graça -, muito mais do que assistir ao desfile.
Segundo ponto. Eu estou longe de ser especialista em Samba... e aqui eu até fujo de ser um "inespecialista", sendo apenas ignorante mesmo, mas, se eu tivesse que dar um "chute", diria que pode ser, sim, que as escolas de samba de São Paulo estejam se aproximando das do Rio. Mas me explico: não tanto pela ascensão meteórica "deles", mas pela nossa queda de qualidade. Sem dúvida, os desfiles ficaram mais bonitos, mas os sambas - "achismo" meu, apenas - ficaram menos melódicos... e mais "festeiros", apenas. Antes, podia-se ouvir um samba como MPB, fora do carnaval; agora, já não dá mais. O samba enredo é coisa daquele momento... e só.
Repito: isso é só "achismo" meu!
Terceiro ponto - esse já está desgastado! Sempre que passo pela entrada de sua casa, a caminho de Ponta Negra, estou "fugindo" do trânsito. Se eu me der "ao luxo" de parar para conversarmos - o que é motivo de alegria, sempre - chegarei mais tarde ainda... e, dessa vez, já estarei indo no limiar da tarde/noite.
Quarto ponto. Também li, no Ancelmo Gois, os ridículos "parabéns" pela alteração da ridícula letra, do ridículo samba do Neguinho da Beija-Flor.

Ricardo disse...

Continuando...
Sobre nossas "três décadas" de amizade, isso ficou mais "emblemático" e menos esquisito do que "3,1 décadas"! Rsss.
Realmente, é uma vida escrita em estórias que contam nossa amizade. De moleques que só queriam jogar bola a adultos que já têm filhos.
Sobre o "polímata", querido irmão, se ele faz parte de uns "pequenos" exageros, por conta da nossa fraternidade, eu teria a dizer - costurando esse adjetivo com a situação não tão boa que você indica viver hoje - que talvez essa situação se deva menos ao que você não sabe, e mais ao que você não faz.
Não fazer o que se sabe pode ser um "defeito" mais grave do que não saber. E a inação cobra muito de quem se acomoda.
Portanto, se a ideia é "seguir adiante", como você mesmo propôs, sugiro que você não só identifique os problemas, como faça os projetos e se lance à execução deles.
E... obrigado pela sua sempre presente amizade!

mundy disse...

Ricardo desculpe-me insistir nesta tese, mas para mim soa como simples desculpa o que alega como motivo para nao vir a minha casa, comodismo mesmo de sua pessoa, alguns amigos pessoais nossos , vao para Iguaba que é muito mais longe do que Ponta Negra e passam aqui sempre, seja na ida ou na volta , sem se importar em se desviar ou transito, alias amigo falar em transito no trajeto de Maricá a POnta Negra como fator inibidor chega a beirar ironia, pois aqui nesta Regiao nem em Sonho o transito engarrafa no Carnaval no citado trecho, é aquilo, ano passado prometera fazer uma visita sem ser no aniversario de LUIGUI e a mesma nao ocorreu com a desculpa de que nao se poderia beber algo por causa da LEI SECA, entao no caso em questao é que voce nao gosta de vir aqui , sem ser no aniversario do LUIGUI, que se torna uma obrigaçao de amizade e social, eu nao gosto de ficar tocando nestes assuntos, pois fico aborrecido e vc também, esta é sua persona, eu como um chato cobro as visitas, e vc como grande defensor da sua persona, as promete sempre e nao as cumpre, com as mais variadas desculpas e argumentos, seu forte, desde a mudança para Maricá só tive o ar de sua Graça em ocasioes de Festa do LUIGUI, tá certo, esta minha queixa é pertinente, com sinceridade em 31 anos de amizade, já era para que eu tivesse aprendido que se a gente nao for para seu Habitat que é Icaraí, voce nao abre mao disso e nao adianta insistir, pois alguma desculpa vai arrumar, agora registro que me chateio , nao por sair de Icaráí sem motivo algum e visitar o amigo , mas por passar na porta do amigo e usar como desculpa transito e horario como se PONTA Negra fosse a 200 Km daqui, tá tudo certo, já ate levei bronca da Andrea por insistir neste assunto, pois ela já me disse quer conversar com Ricardo no Carnaval,se torne amigo da Comadre de Ponta Negra e seja convidado a visita-los em Ponta Negra,é mais fácil, e nao é que minha senhora tem razao, hehehehehehehehehehehehe.Toma tenencia Cidadao.