quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Livro de Nelson Saldanha

  Uma de minhas leituras atuais é um livro bem pequeno - menos de cem páginas -, de título "Filosofia - Temas e Percursos", do professor Nelson Saldanha, da UFPE, membro, não só da Academia Brasileira de Filosofia, mas também da Academia Pernambucana de Letras.
  O autor confessa sua "filiação" filosófica, quando diz, no "Breve prefácio para um breve livro": "Minha relação com os pensadores historizantes, ou historicistas, data dos inícios de minha atividade docente. Aqui destaco a leitura de Ortega [y Gasset], que desde a juventude me ocupou e encantou: Ortega, com sua lucidez e seus exageros. Gostaria de citar uma passagem de El espectador, no qual a obra é ofertada aos leitores que gostam de reler e de repensar, afirmando que seu livro 'é um livro escrito em voz baixa'. Um livro de filosofia deve, realmente, ser escrito em voz baixa".
  Pretendo fazer alguns registros sobre este livro nos próximos posts. Antes, porém, gostaria de destacar uma opinião do autor que poderá interessar ao meu amigo Existenz, dizendo respeito a um livro que eu consegui obter, e do qual compartilhei minha opinião sobre a sua qualidade.
  Escreveu Nelson Saldanha: "Dentre a vasta bibliografia sobre Ortega, menciono o recente Jose Ortega y Gasset: a aventura filosófica da educação, de Margarida Almeida Isaura Amoedo (Imprensa Nacional, Lisboa, 2002)...".
  

Nenhum comentário: