segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ainda sobre livros... (3)

  Contam-me os amigos "bloguísticos" que a Submarino está oferendo livros ao preço módico de R$ 9,90!!!
  Que tal conferir se não há um título que agrade?

10 comentários:

mundy disse...

Bom Dia , bem Maricá chove direto há pelo menos umas 12 horas, entao como a agua nao diminui, já que as aguas de março nao foram tao fortes, parece que Sao Pedro resolveu caprichar em abril, agora falando de livros, na tentaiva de auxiliar o amigo indico que a promoçao dos livros a 9,90 sao cerca de 163 titulos, o garimpo tem que ser bom , tem desde Harry Porter a filosoficos, nao sou versado em literatura como o nobre o é , mas tem coisas interessantes, mas nao tao profundas como os amigos aqui devem estar acostumados a ler, outra dica no mesmo site do Submarino tem mais uma promoçao em que cerca de 2053 titulos a preços diversos, temas variados, mas o legal é que basta comprar 2 livros destes 2053 para nao pagar frete, nos de 9,90 há cobrança de frete, outra dica comprando 5 vc paga 4, agora eu nao entendi uma coisa nesta promoçao, se comprando 5 voce paga 4 , comprando 10 deveria pagar 8, mas nao vc paga 9, só um é brinde, ou seja a promoçao nao é cumulativa, hehehehehehehehe.Espero ter contribuído, bem com meus parcos recursos de vocabulario, alem do gramatical, passarei a frequentar o blog com dicionario, pois no Post sobre medicina e Filosofia Grega, foi um festival de palavars que este inculto missivista desconhece.SEi que nao tenho este Direito, mas se a coisa passar a ficar dificil de se entender, penso que sumirei do espaço ou só voltarei depois que entrar para a faculdade , hehehehehehehehehe.DEscomplica aí Compadre.

mundy disse...

Por exemplo eu desconhecia a palavra prolegonemo, mas nao sou tao inculto assim e aprendi muita coisa nas aulas de Interpretaçao de Texto do Professor Carlos , do Colégio Martins, percebi que a palavra citada acima deveria ter algo ligado a introdução, fui ao pai dos burros o dicionario google e de fato nao estava tao longe o meu modo de entender a palavra, pois de fato é uma introduçao, uma previa dilatada de algum estudo, uma transformaçao , uma adaptaçao e por aí vai, sei que prolegonemo é bonito pacas, mas escrever introduçao, transformaçao e por aí vai, daria o mesmo efeito e seria mais simples, hehehehehehehehehehehehehehee.

Ricardo disse...

Compadre:
Começo dizendo que eu dei a maior sorte ontem, pois saí do trabalho perto de umas seis da tarde, quando a chuva já estava atrapalhando bastante. Consegui chegar em casa bem, mas demorou um pouco.
Sobre a sua dica, realmente, ela foi preciosa... e ainda foi complementada com valores e quantidades de ofertas. Serviço completo, portanto!
Sobre os termos em questão, compadre, não se trata de preciosismo meu. No trecho do "Prolegômeno", eu só estava listando os itens do índice. Desta forma, não poderia trocar uma palavra por outra.
De qualquer modo, se conseguirmos ampliar, não só os conteúdos, mas também o nosso vocabulário, lendo o blog, eu acho legal.
Mas... como eu já disse, não fui eu que compliquei... só repeti as palavras do índice.
Certo, compadre?

mundy disse...

Bem Maricá esta ilhada, meu condominio esta debaixo da agua, arvores caíram, o irmao de um vizinho cismou de sair para pescar as 2. 30 da madrugada , resultado barco virou e esta desaparecido ou seja tragédia esta agua toda, entao com todos em casa, e com isso a internete passa a ser o maior divertimento, bem ainda nao comprei os livros promocionais, apenas deixei alguns reservados num total de 10 Titulos, Tem desde Seneca a Voltaire, passando por Andre Comte e Fernando Morais, ou seja se possivel farei a feira literaria,procurando apenas visitando o site e dando exemplo, um deste livros de 9,90 no submarino, no site da saraiva custa 54,90.

mundy disse...

Grande e fraterno Ricardo, coloco para o dileto amigo uma questao que me ocorreu num momento em que escrevia um post num outro blog, que nada tem a ver com Filosofia, a questao que vou colocar para o Compadre, mas que me veio a inspiraçao para pedir uma opiniao sua a respeito em outro blog, ao argumento que tentei colocar no outro blog é um Post sobre Preguinho-Joao Coelho Neto, idolo tricolor e com profundo amor ao nosso clube, mas a questao nao é sobre Preguinho e nem sobre o Flu,é que no post citei Spinoza, mas deixemos de embromaçao e vamos a questao, Bem o que o amigo teria a me dizer como seria SPINOZA tratado e visto em 2010, sendo o Filosofo um dos pais da ética , como ele seria visto e inserido numa sociedade em que o que importa é chegar ao Topo financeiro nao se importando por quais meios e modos, eu particularmente tenho uma teoria para esta questao, mas gostaria de saber pelo amigo a opiniao a respeito do proposto, aí coloco a minha Teoria.E aí responde logo, hehehehehehehehehehehe.

mundy disse...

Bem Maricá esta em Estado de emergencia, os fundos do Terreno da minha casa virou um piscinao, Mortes e Caos instalado no Rio por causa das chuvas torrenciais, agora a agua deu um atregua e até ameaça sair um sol, mas a chuva tem sido implacavel.

Ricardo disse...

Compadre:
Realmente, o ocorrido foi trágico. Em Niterói já se fala em 53 mortos e 47 desaparecidos. Mesmo esperando que esses "desaparecimentos" não se transformem em mortes, fica sempre o temor de que cheguemos a cem falecimentos só em "Nikit".
Sobre o seu vizinho se aventurar em pescaria com aquelas condições meteoróligas previstas... só se o sujeito fosse capitão da Arca de Noé.
Espero que a sua piscina "natural" seque logo... afinal, como você bem disse, o sol está dando as caras.
Sobre sua questão, falo em seguida...

Ricardo disse...

Querido compadre:
De início, gostaria de registrar minha felicidade em vê-lo citando e ponderando sobre Spinoza.
Quero dizer que já vi Spinoza sendo citado em textos sobre ética, que não são acadêmicos... pelo menos, não no que diz respeito à Filosofia. Portanto, é possível falar de Spinoza contemporaneamente. É verdade que o texto jurídico em questão fazia mais referências ao "Tratado Teológico-Político" do que à "Ética"... mas isso é detalhe.
Agora, sim...
Para começar, embora eu seja fã do luso-holandês, dizer que ele é um dos "pais da ética" é problemático, se estivermos falando da gênese desta área da Filosofia. A Ética é pensada desde Sócrates, via Platão. Temos, inclusive, "Ética a Nicômaco", de Aristóteles, que contém algumas ideias que será aproveitadas por Spinoza no seu "Tratado da Correção do Entendimento".
A ética de Spinoza não é prescritiva... não é um conjunto de regramentos bons a serem cumpridos para que se atinja uma qualidade chamada bondade. Justamente por isso, seria difícil implementá-la "de fora para dentro", ou seja, da sociedade para o ser humano. Para Spinoza a ética busca a felicidade, que é o bem-supremo (isso, aliás, ele "tomou" de Aristóteles). Mas essa busca tem que ser pautada por um comportamento racional, que faz o homem perceber que ceder às paixões, valorizando apenas itens como riqueza, honrarias e prazeres sensuais, não é a maneira mais adequada de alcançar a tal "Felicidade" (com F maiúsculo), visto que estamos valorizando sempre a "meios".
Diante disso, certamente, o homem ético spinozano não se preocuparia apenas em ser rico, custe o que custar. O homem ético spinozano sabe que a "Felicidade" contempla, obviamente, a obtenção de recursos financeiros, como também de reconhecimento de competência, como também prazeres sensuais (bons vinhos, sexo prazeroso, boas leituras), mas que não pode se resumir a nenhum desses itens particulares.
Enrolei ou desenrolei, irmão?

mundy disse...

Bem sobre o Vizinho do Condominio, chegando em casa agora, pois alguns outros vizinhos se mobilizaram e pegaram um barco e jet ski e foram a procura do mesmo, o encontraram hoje pela manha ja sem vida, rebocaram o corpo para a margem do Boqueirao em Maricá e o mesmo foi transferido para Itaborai (IML)e se for liberado será enterrado as 11 horas do dia 8 de abril.em em relaçao ao Spinoza desculpe minha ignorancia em citá-lo como um dos Pais da ètica, mas sua resposta de como ele pensava e via o mundo, vem de acordo ao que eu penso, mas minha questao nao foi sobre o que eu penso ou ele pensava, mas sim como seria tratado neste tempo o Spinoza e sua forma de pensar e ver o mundo, esta foi o meu questionamento, voce nao enrolou, mas nao desenrolou o tema, heheheheheehehe, fico no aguardo da treplica, heheheheehehehehehehehehehe.

Ricardo disse...

Compadre:
Fico triste por seu vizinho... aliás, pelas cento e poucas pessoas que já faleceram por conta dessas chuvas no Rio.
Sobre o Spinoza - e entendendo melhor sua pergunta -, a resposta é fácil: hoje, ele seria, senão desprezado, hostilizado. Aliás, da mesma forma que foi ao seu próprio tempo. Afinal, já naquela época, ele denunciava as "ilusões" dos homens. Se hoje elas dizem respeito ao consumismo desenfreado, àquele tempo, eram de outra natureza.
Além disso, Spinoza acreditava pouco na capacidade do "vulgo" - como ele chamava. Esse "vulgo" não diz respeito somente ao "pobre" e "sem oportunidades", mas ao homem imediatista, que não consegue refletir sobre a própria vida... esse que age como "toda gente" - em certa medida, o "inautêntico" de Heidegger.
Como, hoje, a mentalidade do "vulgo" comanda as ações do mundo, Spinoza, volto a dizer, não teria muito espaço.
Mas... há focos de resistência, amigo! Você mesmo é um deles. Algumas manifestações de amigos daqui do blog, insurgindo-se contra esse consumismo louco, demonstram que há outros que resistem.
Talvez, esses pudessem receber Spinoza em suas casas como um grande visitante.
Abração.