quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tristeza no Rio de Janeiro

  Normalmente utilizo este espaço para registrar meus sentimentos diante de algum acontecimento extraordinário, que traga tristeza à população... seja de onde for.
  Não poderia deixar de fazê-lo, portanto, diante dessa grande catástrofe em que se transformaram as últimas chuvas  aqui no Estado do Rio de Janeiro.
  Mal nos recuperáramos do primeiro dia do ano, em que deslizamentos em Angra mataram diversas pessoas... e, não bastasse a violência urbana quotidiana, temos que enfrentar o caso das chuvas que ceifaram as vidas de aproximadamente duzentas pessoas - por enquanto.
  Em Niterói - onde moro - as chuvas fizeram vítimas que podem ultrapassar o número de cem pessoas.
  É triste perceber que várias vidas foram "jogadas fora" pelo descaso das autoridades, que somente agora vêm à televisão dizer: "Ora, mas ali não é lugar para construção de casas!". Até que é verdade... mas por que motivo isso não foi questionado antes? Por que as autoridades cobram impostos mesmo de construções que carecem de condições mínimas de segurança?
  Sei que o momento é mais de ação, com recuperação dos desaparecidos, amparo aos desabrigados  e salvamento dos soterrados do que de críticas aos governantes... mas que não se espere até o outro evento desastroso para que iniciemos esses questionamentos e, mais ainda, que comecemos a dar solução para estes problemas.

Nenhum comentário: