segunda-feira, 26 de abril de 2010

O 38º amigo dos amigos

  Após um looooongo período de feriados. Aliás, só feriados, não! Logo após o feriado de 21 de abril, que homenageia o enforcado "Tiradentes", enforcou-se o dia 22 de abril, Dia do "Terra a vista!", nosso descobrimento pelos portugueses, antecipando o feriado de 23 de abril, Dia de São Jorge da Capadócia - e lá é feriado, também?
  E aí, tivemos o final de semana.
  Nesse intervalo de tempo, aproveitei para pôr umas leituras em dia e estudar com a filhota. Por conta disso, o blog ficou meio abandonado.
  Retornando dessa "inatividade blogueira", enquanto reaqueço as "turbinas", aproveito para registrar a entrada, em nosso grupo de "amigos dos amigos", do Henrique.
  Aviso aos outros amigos dos amigos: não elogiem Sócrates e Platão na frente dele, hein!
  Brincadeiras à parte, nosso mais novo amigo é um crítico das "armações"... ou melhor, das "artimanhas" empreendidas por Platão na tentativa de valorizar Sócrates e diminuir os sofistas.
  Não há como negar que, muitas vezes, não é possível imaginar pessoas tão articuladas quanto os sofistas caindo em "armadilhas" tão óbvias como as que lhes arma Sócrates. Mal comparando, é como se alguém nos contasse que foi jogar Xadrez com um campeão internacional e lhe aplicou um "Xeque do Pastor". "Ahhhh... Essa não, né?!", diríamos incrédulos.
  Mas, voltando ao blog... Seja bem vindo, Henrique... e fique à vontade para comentar o que quiser!

2 comentários:

Unknown disse...

Ola pessoal, acho que o Ricardo foi um pouco radical ao traçar meu perfil, não sou contra Platão, apenas percebo quando no afã de transmitir suas idéias, ele menospreza os sofistas.
Isso é curioso porque ele enaltece Sócrates, que no fundo é um sofista.
Mas isso já é outro papo...
Estou feliz em participar do blog e estar em tão boa compania, prometo ser mais participativo

Ricardo disse...

Caro amigo:
Tem sido um prazer desfrutar da sua companhia quase que diariamente. É bem verdade que, em alguns dias, mal nos falamos... em função dos meus compromissos pessoais. Mesmo assim, quando o relógio permite, sempre temos o que pensar juntos.
Sobre o radicalismo ao traçar o seu perfil, foi só uma maneira divertida de fazê-lo. Logo após, eu mesmo "dei o braço a torcer" de que algumas passagens dos Diálogos são totalmente inverossímeis.
Obrigado por considerar o espaço interessante... e, realmente, participe à vontade.
Abração.