quarta-feira, 28 de abril de 2010

Um alentejano simples

   Há já algum tempo eu não falo de vinhos, por aqui. Quem me conhece mais de perto, entretanto, sabe que essa é mais uma das minhas paixões, cultivada há alguns anos.
  Mesmo com uma "enocultura" razoável - depois de um curso, vários livros e inúmeras degustações orientadas -, ainda não me rendi completamente aos vinhos mais complexos. Mesmo como acompanhamento aos grelhados, por exemplo, ainda tenho preferência por aqueles vinhos mais jovens, bem "frutados".
  Por esses dias, adquiri e bebi um alentejano desse tipo que me agrada. A casa produtora já indica uma boa procedência: José Maria da Fonseca. As uvas, típicas do Alentejo, são a Aragonês (uma das minhas preferidas) e a Trincadeira. Bom teor alcoólico: 13,5%. Safra recente: 2008 (certamente adequada a uma maior paciência... talvez merecendo ser guardado para 2011).
  Xiii... faltou o nome do vinho. Aí vai: Montado.
  Meu "contabilístico" compadre perguntaria logo pelo preço. E eu responderia que este é outro aspecto positivo do Montado, pois ele está na faixa dos R$ 25 a 30!!! Vale a pena, hein!
  Depois de matar a saudade dos alentejanos, este fim de semana comprei outro - ou seria outra? - de nome "Rapariga da Quinta". Esse já tem características que indicam uma maior complexidade, afinal, trata-se de uma colheita "seleccionada"; incluindo no corte a deliciosa Alicante Bouschet; com 14% de álcool; tendo passado seis meses em carvalho.
   Uau... já deu vontade de experimentar!

2 comentários:

Sérgio Morais disse...

Olá Ricardo.
Deixe-me sugerir alguns vinhos da minha terra. Pesquise vinhos de Valpaços, da região demarcada de Trás-os-Montes, talvez o Encostas do Rabaçal, Caso do Arco ou o Terra Quente!
Abraço!

Ricardo disse...

Amigo Sérgio:
As dicas estão anotadas. Em breve coloco minha opinião (de "inespecialista") sobre os vinhos da tua terra.
Obrigado pela sugestão.
Grande abraço.