segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mais leituras "filo-míticas"...

  Para quem, como a Claire, se interessou pelo tema "Mito", inserido forçosamente naquela parte da Filosofia que ganhou o nome de "Pré-socrática", sugiro outro livro: "Deuses e homens - mito, filosofia e medicina na Grécia antiga".
  O autor é Rodrigo Siqueira Batista, mestre em Medicina pela UFRJ e em Filosofia pela PUC-RJ... não é pouca coisa, não, hein, gente! Rsss. A editora é a Landy.
  Na orelha do livro, temos um comentário muito interessante da professora de Filosofia Maria Helena Lisboa da Cunha. Ela diz que o livro "investiga este vasto território ainda na aurora da Filosofia. Na tentativa de demarcar suas fronteiras, transversaliza os fluxos mítico-poéticos, filosóficos e científicos, sobremaneira afetivos, relevantes não só para os estudiosos da Filosofia, mas para os estudantes do pensamento".
  O índice nos dá uma boa ideia do que é abordado no livro. Na Parte 1, "A tessitura do Mito", temos: um prolegômeno à questão; as funções do mito; as estruturas do mito; os mitos cosmogônicos; as cosmogonias gregas e ocaso: os primeiros matizes da Filosofia.
  Já na Parte 2, "A aurora da Filosofia", aborda-se: a Filosofia pré-socrática: o Milagre do Trovão; Mito, Poesia e Religião na Grécia; Homero: a Ilíada e a Odisseia; Filosofia, Mistério e Dúvida; Do Mito à Filosofia e Crepúsculo: Mito e Cultura Ocidental.
  Por enquanto, não dei muita "bola" para a Parte 3, "A medicina na Grécia Antiga"... mas quem sabe eu esteja errado... afinal, há lá "Medicina e Filosofia: Há ruptura?", etc. e tal.
  Comprei o livro numa Feira do Livro, por um preço bem "camarada", já há algum tempo.

2 comentários:

Claire disse...

suas dicas sao mesmo preciosas!!!
tudo que relaciona medicina e filosofia me interesssam particularmente,
vou atras desse tambem rs
obrigada

Claire disse...

esse nao pude evitar...rs
ja encomendei por 10 reais rs.
tenho uma professora que escreveu sobre filosofia e homeopatia...to ainda no começo, mas ja vi que vale a pena...se tiver alguem interessado..depois passo direitinho..pq esqueci o livro no meu trabalho e felizmente tirei férias rs
bjs