segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Ágora Aporética


    Já citei aqui um blog que gosto de ler, o Ágora Aporética, do amigo Gustavo. Como ele estava havia algum tempo sem postar nada, fiz uma "reclamação" formal. Rsss. Ele lançou, então, um post onde fala do pensador francês Alexis de Tocqueville (1805-1859). Lá no seu blog, elogiei o fato de Gustavo ter retomado a atividade em altíssimo nível... mandando logo um clássico. Aqui, volto a dizer que gostaria de tratar com um pouco mais de profundidade deste pensador.
   Só para atiçar a curiosidade dos amigos sobre este pensador que refletiu sobre a questão da democracia. E o fez com tal competência que Stefano Petrucciani, em seu Modelos de Filosofia Política, diz o seguinte: "O desafio fundamental da democracia está, pois, para Tocqueville, que nisto se revela como um pensador extraordinariamente perspicaz e atual, na capacidade de não se deixar absorver pelo horizonte da despolitização e de um bem-esar todo individualista, no esforço de manter viva a direta participação política dos cidadãos" (GRIFO NOSSO).
    Jacqueline Russ, no livro que citamos em post anterior, comenta que A democracia na América (1835-1840) "[...] continua sendo uma referência obrigatória para os sociólogos. É igualmente um texto 'profético' por sua admirável descrição da sociedade ocidental contemporânea".
   Vê-se, portanto, que Tocqueville continua participando das discussões sobre a democracia. E, penso, sua maior vitalidade constitui as respostas às perguntas: (1) Os governantes preocupam-se sempre com os interesses dos governados? e (2) A soberania do povo é sempre benéfica?
   Embora Tocqueville seja mais otimista que eu, penso que seu conceito de "tirania da maioria" é por demais preocupante. Um governo populista, por exemplo, pode conseguir apoio para as coisas mais estranhas que se pense, e fará aprovar legalmente não só o seu modus operandi, como também todos os instrumentos que necessitar para perdurar no comando, implantando ideias nefastas.
   Falemos mais dele, em outro momento. Por enquanto, contudo, queria deixar o link de um livro central no seu pensamento, A democracia na América.
    É http://www.libertarianismo.org/livros/adtdnacompleto.pdf

Nenhum comentário: