segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Apelidos


   O meio político é cheio de apelidos engraçados. Eu tomei conhecimento de mais dois que gostaria de compartilhar: "direita mortadela" e "puxadinho ideológico".
   O primeiro deles é uma espécie de contraponto ao "esquerda caviar", inventado pelo Rodrigo Constantino. Se alguém da "esquerda caviar" é aquele sujeito que tem um discurso "social", mas quer mesmo é "se dar bem", usufruindo o que o poder pode lhe oferecer de melhor; o cara da "direita mortadela" é aquele que defende o Capitalismo, mesmo que, no fundo, não aproveite muito do que esta forma de vida oferece... ou seja, em vez do "prosciutto di Parma" do capitalista, ele come só mortadela, mas defende o modelo tanto quanto o outro. 
   Conheci a expressão através do livro Devaneios sobre a atualidade do Capital, de Clóvis Barros Filho, mas não tenho certeza se foi ele que cunhou a expressão.
   A outra que citei, li-a em um jornal. Era feita uma referência ao partido político PSOL, e logo depois estava escrito "puxadinho ideológico" do PT. Para quem não sabe, o "puxadinho" é uma expressão, pelo menos aqui no Rio, utilizada para caracterizar uma pequena construção que é anexada à outra. Ou seja, uma pequena extensão, que tem obrigatoriamente características similares à construção original, mas que, normalmente, é visivelmente um anexo incorporado posteriormente.
   Não vou entrar no mérito valorativo da questão, mas que é engraçado... isso é. Rsss.

2 comentários:

crodi disse...

Tem o direita coxinha tambem, rsrsrs. Pelo o que entendi, é o conservador certinho e totalmente anti-esquerda.

Ricardo disse...

Mas o que será que "coxinha" quer dizer? Eu lembro logo daquele salgadinho... Tem a ver com isso?