segunda-feira, 9 de novembro de 2015

"Filosofia - Os autores, as obras"


   O título do post é o mesmo do de um livro lançado pela Editora Vozes. Trata-se de mais um livrão de quase quinhentas páginas, cobrindo toda a História da Filosofia. Nisso, assemelha-se a tantos outros que já temos no mercado literário-filosófico brasileiro. 
   Mas... ao contrário de outros, este tem uma característica única para um livro que pretende esgotar a Filosofia em apenas um tomo: a análise conjunta de conceitos e um certo detalhamento das obras principais de cada autor.
   Eu sei, eu sei... há outras coleções que fazem o mesmo. Mas, repito, a questão é que estamos tratando de um volume único. Por isso, a obra comentada me parece ter um quê de exclusividade. 
   A autora é Jacqueline Russ, que também escreveu o ótimo Pensamento Ético Contemporâneo. 
   Só para se ter uma ideia do fôlego da obra, no caso específico de Spinoza, a autora comenta não só a Ética, mas também o Tratado da Reforma do Entendimento e o Tratado Teológico-Político. 
   Na Ética, a descrição feita diz respeito não somente a cada uma das cinco grandes "partes", mas chega às proposições de cada uma delas. 
   No Tratado da Reforma do Entendimento, descrevem-se grupos de parágrafos (como é dividida esta obra de Spinoza).
   No Tratado Teológico-Político, faz-se uma descrição de conjuntos de capítulos temáticos, e até, por vezes, de capítulos individuais.
   Como eu disse, é uma obra de fôlego, considerando seu tamanho reduzido. Eu me arriscaria a dizer que é a melhor obra que conheço para um conhecimento rápido de um filósofo com alguma profundidade mínima, que ultrapasse só a biografia, uma lista de obras e alguns conceitos esparsos. 
   Já presenteei dois amigos com o livro. Sugiro como texto obrigatório em uma biblioteca filosófica.

Nenhum comentário: