segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cinefilô e Nietzsche

Coloquei, há algum tempo, um post que dizia respeito à opinião de Nietzsche sobre a importância da doença para ligar o homem ao instante atual. Relendo uma parte do "Cinefilô" vi algo que reforça isso:
"Quando não podemos mais nos desvencilhar, quando não há mais possibilidades para um projeto, quando não há mais futuro, o presente assume um relevo, uma intensidade, uma duração...".
Outros trechos interessantes do livro:
"Para falar como Bergson, enquanto na ação não percebemos senão o que nos é útil, na contemplação percebemos de maneira distanciada, gratuita, pura. O tempo da ação é um tempo submetido a uma finalidade, um tempo sofrido, enquanto o tempo da contemplação é um tempo livre, ativo.";
"Assim como o morango tem gosto de morango, a vida tem gosto de felicidade, diz Alain. Spinoza acrescentaria que essa felicidade não tem o mesmo gosto para todo mundo.";
"A alegria do ébrio que esvaziou sua garrafa nada tem a ver com a alegria do filósofo... A alegria causada pela garrafa depende da garrafa, e o beberrão nunca é a causa adequada de sua alegria. Sem garrafa, ele é incapaz de alegria. Mesmo com ela, nada garante que ele não terá o vinho-triste. O problema da alegria é, em primeiro lugar, encontrá-la. E depois, fazê-la durar. Se somos nós mesmos sua fonte, e não a garrafa, estamos seguros de poder reencontrar essa alegria com frequência, ou fazê-la durar mais tempo... A alegria de que somos a fonte, que Spinoza chama de 'amor intelectual de Deus' - essa alegria de que somos a causa adequada, em que somos plenamente ativos, e que é o próprio da Filosofia -, nos faz sair do tempo, nos torna 'tão eternos quanto possível."

2 comentários:

mundy disse...

Bem comentário off topic , a Casa do saber tem como uma das fundadoras e sócias a atriz Maria Fernanda Candido,que ao contrário de outras atrizes da moda, parece ter uma enorme preocupaçao na formação do ser e da evolução do ser humano atraves das artes, filosofia e moda, é muito bom que a atriz tenha esta preocupação .Ponto para ela.

Ricardo disse...

Esse meu compadre é sempre "antenado" e, por isso, bem informado.
Obrigado por acrescentar essa informação... que eu desconhecia.