sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia dos Namorados

Aproveito o blog, também, para parabenizar todos os enamorados, nesse dia 12 de junho... pelo menos, no Brasil. Acho que lá em Portugal, como nos Estados Unidos, eles comemoram a data no Dia de São Valentino. A nossa amiga Maria pode nos informar melhor.
De qualquer forma, vale lembrar que o amor (adequado) é, para Spinoza, uma das emoções derivadas da alegria... que, justamente, aumenta a nossa "potência de viver".
Então, aumentemos a nossa "potência"... de viver! Rsss. Amemos! Feliz Dia dos Namorados!

2 comentários:

Maria disse...

Senhor Ricardo!!
Mais uma vez desaparecida, mais uma vez por terras de Espanha, desta vez por Sevilha. A proveitámos 2 feriados seguidinhos e zás…Ficar-me-á na memória uma insuportável Sevilha é que saímos de casa com a temperatura a rondar os 20 graus e chegámos a Sevilha com quase 40 graus…insuportável.
Quanto ao dia dos namorados lamentavelmente o senhor tem razão, aqui se comemora a 14 de Fevereiro –dia de S. Valentin…Outro dia comentava isso mesmo com minha filha, como é possível termos um santo namoradeiro /casamenteiro e comemorarmos com os santos dos outros? Se bem que aqui o St António ( e os outros santos populares) é bem festejado ( até há os casamentos de St António, patrocinados pela Câmara de Lisboa) , também já amei muito nesse dia, ao som de música popular, do cheiro das sardinhas assadas, dos manjericos e das fogueiras . Engraçado…mais um ritual pagão convertido que a igreja não conseguiu “apagar” e por isso teve que se adaptar. Muito antes do nascimento de Jesus já se festejava nestas datas … o solstício de Verão , assim havia sacrifícios para que as colheitas fossem mais produtivas e para afastar doenças e grandes festejos talvez em honra da deusa Demeter . Há quem defenda que as fogueiras têm origem na deusa romana Vesta , deusa do lar e do fogo.
Quanto ao amor…concordo com o senhor…amemos sempre…mesmo que não sejamos amados…porque ainda assim o “conactus” aumentará, ou acha que não?

Ricardo disse...

Maria:
Este teu "desaparecimento" só nos pode deixar felizes; visto que estás a visitar um outro lugar... como sei que gostas. E se desapareces, mas mesmo assim consegues mandar recados para nós, aí só podemos ficar mais satisfeitos ainda.
Sobre o calor de 40º... precisamos dele aqui. Brrrr!
Sobre o Santo Antônio... acho que vocês portugueses estão seguindo aquele ditado de que "Santo de casa não faz milagre" e, por isso, apelam ao Valentino. Em breve adotam o "Halloween" como feriado nacional. Rsss
Sobre as festas pagãs incorporadas ao mundo cristão... não há jeito mesmo. Eles tiveram que se render à força do ideário popular.
Sobre o amor, ainda que não correspondido... até onde penso, ele aumentará o "conatus" mesmo assim. Pois, se fosse absolutamente necessário que o outro nos amasse para estarmos mais alegres, seríamos causa inadequada (incompleta) dessa alegria. Até seria alegria, mas passiva. O ápice do movimento amoroso spinozano, entretanto, está no amor ativo.
Deves lembrar, inclusivo, que Spinoza diz que "quem ama a Deus, não deve esperar que Ele o ame [de volta]". Acho que o amor ativo "valeria" mais. Mas... viva também o nosso "amor passivo" quotidiano! Rsss