domingo, 7 de junho de 2009

Crítica na rede

Há poucos dias, encontrei uma revista na net que penso ser muito interessante. O seu nome é "Crítica na rede". Os artigos são bons; sendo alguns, inclusive, produzidos - ou reproduzidos - por pensadores de renome.
A apresentação da própria revista é a seguinte:
"A Crítica é uma publicação dedicada à divulgação, ensino e investigação da filosofia. Publicam-se artigos de filosofia úteis para estudantes, professores e investigadores, assim como críticas a livros de filosofia. Publicam-se ainda críticas a outros livros (sobretudo ensaios), entrevistas e críticas musicais.
A Crítica é publicada exclusivamente na Internet.
Na primeira página encontram-se as novidades do último mês, com as mais recentes no topo. Nas diversas secções encontram-se em arquivo, por ordem alfabética, todos os documentos publicados ao longo do tempo. No blog divulga-se notícias e estimula-se a discussão.
Director: Desidério Murcho (Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil) e Assistente editorial: Rolando Almeida (Escola Secundária Gonçalves Zarco, Madeira)"
Percebe-se, que é uma produção luso-brasileira, que contém um blog, bem como diversos textos interessantes, todos divididos por áreas: Metafísica, Epistemologia, Ética, Éstética, etc.
Para pessoas que começaram a gostar de Filosofia há pouco tempo, existe um texto, a meu ver, brilhante, chamado "O Especialista Instantâneo em Filosofia", de Jim Hankinson, da Universidade do Texas. Entre brincadeiras, de forma levíssima, o autor apresenta rapidamente a vida de filósofos que marcaram a História da Filosofia e uma breve indicação dos seus pensamentos; depois, explica algo sobre cada uma das diversas áreas da Filosofia; segue com algumas técnicas úteis a um especialista-impostor e, por fim, lista uma série de termos filosóficos - inclusive em alemão, visto que uma das dicas é "Não se esqueça que as coisas soam sempre melhor em línguas que as pessoas não sabem. Por qualquer razão, isto é especialmente verdade no alemão". Rsss.
O texto pode não cumprir o prometido - tornar o leitor um especialista instantâneo -, e acho que nem deve ser essa a proposta do leitor, mas acho que cumpre um papel introdutório ótimo, por ser divertido e acabar chamando atenção para aspectos interessantes de algum pensador.
O endereço da revista é http://criticanarede.com/ e o de "O especialista instantâneo em Filosofia" é http://criticanarede.com/html/bluffer.html
Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: