domingo, 14 de junho de 2009

Mais uma do "Cinefilô"

Gostei muito dessa passagem do livro:
"... Inútil invejar a perfeição peculiar ao vizinho. Querer ser como o vizinho não é simplesmente vão e frustrante, mas suicida. Suponhamos um triângulo e um quadrado. Se o triângulo sonhasse ter, como o quadrado, um lado a mais, e o Deus da Geometria o recompensasse, acrescentando-lhe um lado, nem por isso ele se tornaria um triângulo mais perfeito; ele não seria mais em nada um triângulo, mas um quadrado. Estaria morto como triângulo...
... Imitar é morrer. O problema está em desenvolver sua perfeição própria, não a do vizinho...
... A pergunta certa não é: 'Com quem você se parece?', mas 'Como compreender e desenvolver sua perfeição própria?'. Dessa pergunta decorre outra: 'Por meio de que encontros você pode aumentar sua potência?', da qual resulta uma terceira: 'Que encontros você deve evitar?'".
Valeu, Ollivier Pourriol!

3 comentários:

Maria disse...

Senhor Ricardo!!
Ontem faria 121 anos o meu amado Fernando Pessoa daí o nome em homenagem a St. António que se chamava Fernando.
A paixão é minha mas é , certamente, igual á sua por Espinosa...rs.

Maria disse...

Adorei esse post aí.
Mas voltei para lhe dizer que...o vinho branco de Vila Real de 2007 foi considerado o vinho branco melhor do mundo...yes!!!Somos mesmo bons!!! Mesmo não gostando de vinho, de alcool, sei que o senhor adora...tente "apanhar" esse aí...rs

Ricardo disse...

Maria:
Fui lembrado do aniversário de Pessoa por uma matéria no jornal. Aliás, recortei-a justamente para registrá-la depois aqui. Acho que vais gostar.
Sobre ele ser só tua paixão, não concordo. Embora num grau muito menor, sou fã de Pessoa (dos Pessoas, aliás. Rsss)... paixão que devo a ti.
Sobre os vinhos de Portugal, nem vou discutir contigo. Muito pelo contrário, sou apreciador declarado dos vinhos da tua região, o Alentejo. Ultimamente, são os vinhos que mais tenho bebido.
Não sei se terei condições de degustar um vinho que está na categoria "melhor do mundo", mas pelo menos posso ver outro da mesma vinícola, de preços mais módicos.
Valeu pela boa dica... aliás, como é usual em ti!