domingo, 28 de junho de 2009

Sobre Lógica

Acostumado àqueles silogismos simples e intuitivos, do tipo "Todo homem é mortal/Sócrates é homem/Então, Sócrates é mortal", venho me aventurando no estudo da Lógica... e estou assustado. Rssss.
Só para terem uma ideia, meus amigos, mesmo esses silogismos que, nos livros introdutórios são tão intuitivos, perfazem um total de 256 tipos. É bem verdade que só 24 são considerados válidos - mesmo assim, desses, cinco são ditos "válidos fracos". E pensar que essa é só uma das formas de Lógica, a Lógica Silogística, que é considerada mais simples que a Lógica Moderna.
É óbvio que, como não pretendo me transformar em um especialista em Lógica, estou fazendo apenas um estudo um pouco além do mais básico... Mas imaginem como funcionavam as cabeças dos positivistas lógicos, como a de Wittgenstein, por exemplo?
Até porque sou um apaixonado por Metafísica, nunca poderia ser um lógico positivista. Afinal, essa escola filosófica foi mais uma a tentar "assassinar" a pretensão do ser-humano fazer Metafísica. E, penso, não conseguiu, pois, como disse Kant, essa é uma tendência inata ao ser-humano.

Nenhum comentário: