sábado, 25 de julho de 2009

DVD com Paulo Ghiraldelli Jr.

Está nas bancas o primeiro DVD da coleção "Cristianismo, fé & Deus - à luz da Filosofia". O DVD apresenta uma ótima entrevista com o filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. sobre a fé cristã, segundo o ponto de vista filosófico.
O interessante é que o filósofo não "ataca", em momento algum, a fé cristã. Ele se limita a fazer considerações "técnicas" sobre diversos aspectos relativos ao embate fé e razão.
Minha esposa, que é católica, mas vive com a "pulga atrás da orelha", por conta dos meus questionamentos, apreciou a entrevista, e adorou o modo com que Ghiraldelli abordou a questão.
Vale a pena assistir... e já estou esperando o segundo DVD.

4 comentários:

Prof. Guilherme Fauque disse...

O Ghiraldelli não atacando é até uma novidade.

Buenas... apesar de eu participar do Ning (rede de relacionamentos) dele e vez que outra me dar o trabalho de ler algo que ele escreve, eu não sou fã do Ghiraldelli. Não gosto de muitas atitudes e opiniões dele. Mas se você está dizendo, acredito que o DVD deva ser bom mesmo.

Filosofia Livre disse...

Olá, Ricardo. Agradeço a vista no blog. A distribuição do livro para as regiões fora da cidade de São Paulo será exclusivamente pelo LIVRO SEM TRIBO.
Grande abraço!
Amauri

Ricardo disse...

Caro Guilherme:
As manifestações do Ghiraldelli, como filósofo, parecem-me bastante coerentes. Não tenho, nesse aspecto, nenhum senão a fazer. Uma de suas opiniões, aliás, referente ao método socrático, rejeitando a chamada "maiêutica" e destacando o que seria o "elenkos", foi confirmado por mim em outros comentadores de Sócrates.
Gostei da sua opinião em relação a Heidegger, também.
Sobre Spinoza, ele falou muito pouco. É bem verdade que, sobre esse filósofo, sua abordagem pareceu bastante "reducionista". Mas, como eu disse, o "espaço" dado ao nosso querido luso-holandês foi muito pequena. Gostaria de vê-lo expor melhor seus pensamentos sobre Spinoza.
Aliás, já que você faz parte da rede de relacionamentos dele, que tal "provocar" o homem a respeito disso? Rssss.
Sobre as "atitudes" dele, não conheço nenhuma. Nunca o vi na mídia se manifestando abertamente sobre assunto algum. Mesmo as aparições "blogueiras" me parecem limitadas ao que qualquer bom "analista" perceberia das situações de nosso quotidiano.
De qualquer forma, pode acreditar, o DVD é bom.
Sobre o resto, acredito na sua opinião.
Mesmo assim, ainda acho que o livro dele sobre a História da Filosofia - que se submete a uma rigidez maior - é uma ótima introdução ao tema da história filosófica da Antiguidade até Santo Agostinho.

Ricardo disse...

Amauri:
Não há o que agradecer. Seu blog é realmente muito bom. Na verdade, só tenho que destacar o mérito do nosso bom amigo Guilherme em propagar as boas coisas.
Sobre o livro, já amanhã, prepararei o pedido de meu exemplar... aguardando ansiosamente sua chegada.
Obrigado por aumentar a divulgação do querido Spinoza no Brasil.