domingo, 5 de julho de 2009

Jeff Healey

Alguns vão estranhar o post. Mesmo assim, lá vai ele.
Por esses dias, meu filho me pediu nomes de artistas que eu gostaria de ver em um DVD. Ele iria fazer uma coletânea, que começava com Jonny Lang - um guitarrista jovem, de quem somos ambos fãs. Seguindo a linha da guitarra, sugeri Stanley Jordan e Jeff Healey. O Eric Clapton - o maior dos maiores, para mim - ficou de fora pelo simples fato de eu ter vários DVDs dele.
O molecão, mesmo antes da confecção do DVD, conseguiu um aperitivo, que foi a discografia do Jeff... Healey, e não o Beck. Rsss.
Divertia-me ouvindo um CD atrás do outro, até que resolvi ver o site oficial de Jeff Healey. E... descobri que ele morreu!!!! Com apenas 41 anos!!!! No ano passado!!!! Caracas... o último disco que temos é justamente de 2008. Ele morreu em 02 de março. O site oficial, inclusive, apresenta mensagens sobre o primeiro ano de falecimento.
Ok... eu explico um pouco mais do porquê do post, que está baseado na minha admiração por ele.
Várias pessoas tocam guitarra. Algumas delas muitíssimo bem. Esse é o caso dos já citados acima e de alguns outros. Uma pequena parte, além de todo virtuosismo, ainda consegue criar um jeito diferente de tocar, como é o caso de Stanley Jordan, que toca duas guitarras ao mesmo tempo, usando a técnica do tapping.
Mas há alguns... há alguns... que só assistindo! Esse é o caso de Jeff Healey.
Ele teve um câncer raro que roubou-lhe a visão aos oito meses. Mesmo assim, começou a tocar guitarra com três anos de idade. Isso já mereceria destaque. É verdade que há outros casos de jovens talentos e também de pessoas com limitações que tocam instrumentos... entretanto, as duas coisas juntas deve ser raríssimo. Devido à falta de visão, Healey criou um estilo diferente de tocar. E aí, acho eu, o caso se torna único: uma criança, cega e criando um estilo próprio de usar o instrumento!
Não bastasse essa reunião de casos especiais numa pessoa só, o homem era realmente um grande compositor de blues, com têmperos de rock e jazz.
Aos 21 anos recebeu um prêmio Grammy pela melhor performance instrumental de rock, com o álbum "See the light". Ao longo da carreira tocou com gente como Steve Ray Voughan, BB King e Eric Clapton.
Morreu pouco antes do lançamento do seu último disco, de câncer.

7 comentários:

Maria disse...

Senhor Ricardo!!!
O bom que os blogs têm, para além de encetarem novas amizades, é os horizontes que nos abrem. Nunca ouvi sequer falar desse guitarrista e é um instrumento que gosto particularmente… Sim, realmente gosto mais de viola clássica, particularmente de Andrés Segovia e do seu conterrâneo o carioca Villa Lobos. Prometo que vou ouvir o guitarrista que citou…confio em seus gostos embora sejam diferentes dos meus…Afinal…também somos muito diferentes. Viva a diferença!!
Desejo um dia particularmente para o senhor
Maria

Maria disse...

Ai...ai...como sou distraída. para além dos pontos e virgulas que me esqueço de fazer até de palavras me esqueço...Obviamente que o que queria desejar era um dia particularmente feliz.
Ser alentejana é dose!!
Maria

Maria disse...

Agora para o "Aton"
Afinal, em Portugal, existem escritores também excelentes. Não só Pessoa e Camões , mas também em outros registos Eça de Queirós.
Pensando bem os primeiros 2 também são brasileiros...afinal o Brasil tornou-se independente em 1822...há muito que Camões tinha "partido" e já Pessoa tinha nascido.
Penso que não partilha de nosso gosto por Pessoa porque não me parece que tenha feito algum comentário aos posts, provocatórios, de Pessoa tem feito. Será que não é apreciador de Poesia, que seu gosto anda mais noutros no campo da Filosofia e cinema?
Uma coisa em comum nós temos-o signo solar...rs
Um bom dia também para o senhor.
Maria

Maria disse...

Ai...ai...Mais um lapso.
Guilherme onde ler "Penso que não partilha de nosso gosto por Pessoa porque não me parece que tenha feito algum comentário aos posts, provocatórios, de Pessoa tem feito" deve ler " Penso que não partilha de nosso gosto por Pessoa porque não me parece que tenha feito algum comentário aos posts, provocatórios, de Pessoa , que Ricardo tem feito"

Será que Freud também arranjaria explicações para isto?
"Acto falhado"??!! Rs

mundy disse...

Bem Jeff Healey, o pior que escutei esta noticia no ano passado e me passou despercebido que fosse o proprio pelo fato de sua curta idade, é uma pena que um talento desses tenha deixado a humanidade mais cedo.

Ricardo disse...

Querida Maria:
Agradeço-te pelo desejo de um feliz dia. O mesmo desejo a ti.
Sobre as nossas diferenças de gosto, digo que não abrangem todas as áreas. Ainda assim, é uma das coisas que enriquecem nossa amizade.
Não sei se gostarias do estilo de Healey, que mistura blues e rock. Mas vê-lo tocar é demais!
Sobre ser "alentejana", digo-te que, pelo tanto de vinhos alentejanos que tenho bebido, devo pertencer mais à região do que tu. Rsss.

Ricardo disse...

Compadre:
Como sempre, bem informado. Mas, dessa vez, vou puxar sua orelha. Como é que você não conta isso para mim, cara? Um dos guitarristas que mais gosto!?
Ingenuamente, eu e Ricardinho ainda comentamos "De repente, se o Healey vier ao Brasil, podemos ir juntos assistir". Só depois descobri que o homem, agora, só pode se apresentar em centros de macumba... e com um bom médium-guitarrista.