sexta-feira, 10 de julho de 2009

Perspectivismo nietzscheano

Já fiz alguns cursos na Casa do Saber, como sabem os que acompanham o blog. Portanto, já tive aula com diversos professores, vivenciando diversas formas de conduzir as palestras. Todos os professores, até agora, foram de alta qualidade. Todos com doutorado e ministrando aulas em universidades de primeiro nível no cenário carioca e nacional. Entretanto, não posso deixar de registrar a altíssima qualidade do professor Leandro Chevitarese - doutor em Filosofia pela PUC-RJ e professor da mesma instituição.
O curso "O que significa conhecer? Um diálogo entre Kant e Nietzsche" ainda não acabou. Mas há que se destacar a simplicidade com que ele trouxe Kant e Nietzsche até nós... sem perder a qualidade do conteúdo, e a densidade do pensamento de ambos. Suas "traduções" de termos intrincados de Kant e sua sensibilidade na escolha de trechos de Nietzsche são de fazer o queixo cair.
Mas o melhor de tudo pareceu-me a rapidez na análise das perguntas que lhe são lançadas e a precisão com que ataca o questionamento, extraindo-lhe a resposta, que flui como quase óbvia. Fica a impressão de que a pergunta, ainda que bem feita, quase já continha a resposta em si mesma.
Ótimo professor... ótimo curso! Não poderei escapar de registrar alguns momentos do curso para os amigos. Um desses momentos, inclusive, é uma dúvida que me "atormentou" desde que assisti a uma palestra sobre o "Perspectivismo nietzscheano", no I Congresso Internacional Nietzsche & Spinoza. Eu conto essa depois.

Nenhum comentário: