sábado, 30 de maio de 2015

"A melhor polícia do mundo"


   O título do post é o mesmo do da coluna do jornalista Aydano André Motta, publicado hoje em O Globo.
   A coluna faz uma crítica à rapidez com que foi "resolvido" o caso do Dr. Jaime Gold, o ciclista morto a facadas na Lagoa. A crítica, na verdade, é à possibilidade de essa veloz solução do caso não condizer com o que ocorreu, de fato. 
   Apesar da seriedade da questão, a coluna começa com uma piada, que, no entanto, faz parte da realidade de situações similares - ou até mesmo desse próprio crime. 
   Como eu brinco dizendo que perco o amigo, mas não a piada... lá vai o texto, que simula a narração de um concurso para determinar a melhor polícia do mundo - com ar daquelas transmissões futebolísticas que conhecemos:
   "Bem, amigos do GLOBO: falamos diretamente da final do concurso de melhor polícia do mundo. A competição chega ao seu desfecho com a apresentação do último concorrente, que vem de uma capital tolerante e morena, amada por todos [Nem dá para imaginar que se trata do Rio de Janeiro, não é?]. A prova derradeira consiste em encontrar um coelho num pequeno bosque. Com um avançado sistema de satélites, o FBI conseguiu achar o bicho em três minutos; a Scotland Yard e seus cães farejadores cumpriram a missão em dois minutos. Agora, lá vai mata adentro o inspetor Bigode, solitário representante da polícia morena. Haja coração! E apenas 30 segundos depois, ele está de volta, conduzindo a presa, que apresenta diversas escoriações. É uma tartaruga! Mas esperem... vamos ouvi-la:
- Eu sou um coelho! Eu sou um coelho!
É tetraaaaaa!"
   Apesar da brincadeira, o assunto é muito sério. 

Nenhum comentário: