terça-feira, 5 de maio de 2015

A Revolução dos Bichos


   Já li 1984, de George Orwell, há muitos anos. Apesar de ter achado o livro espetacular, não me interessei por A Revolução dos Bichos. Achava, inocentemente, que o texto era um conto infanto-juvenil.
   Há alguns anos, um dos meus amigos filósofos desfez essa minha ilusão. Desde então, fiquei com vontade de ler o tal livrinho. O pior é que ele sempre adoçava a minha boca, com comentários sobre o texto, quando falávamos sobre Política... e, obviamente, sobre o socialismo.
   Neste meu período sabático, nada melhor do que pegar o livro na estante e começar a ler. Foi o que fiz. E achei realmente muito bom. Para quem conhece um pouco de História, os paralelos do livro com alguns fatos da União Soviética são absolutamente inconfundíveis.
   Adorei a ideia de manipulação do povo, com ferramentas retóricas; das mudanças dos fatos pretéritos; do desejo humano de poder e de tudo o mais que aparece no livro, só que remetido ao mundo animal. 
   Esse senhor Orwell é um ótimo escritor mesmo! Não à toa o fato do conto ter sido elencado pela revista Time entre os cem melhores em língua inglesa e constar da lista dos melhores romances do século XX, segundo a Modern Library List.

Nenhum comentário: