segunda-feira, 11 de maio de 2015

Política de Estado


   Achei bastante interessante uma notícia divulgada em O Globo, no dia 1º de maio de 2015. Ela mostra que o bom senso pode imperar no meio político - raras vezes, é bem verdade -, dando-se mais importância a políticas de Estado do que a políticas de governo. E, portanto, que vale à pena brigar pela continuidade de determinadas ideias, mesmo que elas tenham sido postas em prática por governos de partidos opositores, se elas forem realmente boas para o país, ou também repudiar algo inapropriado para o país, mesmo que isto gere dividendos político-partidários pontuais.
   Lá vai a notícia:
   "Repúdio à redução da maioridade une ex-ministros.
    Sete ex-ministros dos Direitos Humanos - representantes dos governos Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma - se reuniram ontem no auditório da Universidade de São Paulo para assinar uma carta pública de repúdio à proposta de emenda constitucional (PEC) 171, que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos de idade. [...] Paulo Sérgio Pinheiro, um dos ministros na gestão FH, afirmou que a reunião é prova de que o Brasil possui uma política de Estado nos direitos humanos, independentemente do partido que esteja no poder".
   Como eu disse, é uma pena que esses momentos sejam raros. Infelizmente, no Brasil, está difícil vermos atos que representem a Política (com "P" maiúsculo). Mas esse ato é a demonstração cabal de que há possibilidade da correção dos rumos.
   PS.: Em relação ao tema em questão "redução da maioridade penal", acho que a discussão tem que ser bem mais cuidadosa do que ela está se mostrando ser. Aliás, antes da redução da maioridade penal, acho que tem que ser discutida a situação dos encarcerados no Sistema Prisional brasileiro, a qual é muito degradante, em muitos casos que vemos.

Nenhum comentário: