quinta-feira, 7 de maio de 2015

History of Political Philosophy


   O título do post faz referência ao, já clássico, livro organizado por Leo Strauss e Joseph Cropsey. 
   Antes de falar algo especificamente sobre o conteúdo, gostaria de fazer um comentário geral. Comprei a versão inglesa do texto, mas na mesma livraria havia a tradução para o nosso bom Português. O fato é que, curiosamente - aliás, eu não acho nem "curioso" apenas, mas sim "espantoso" -, o livro importado custa mais barato que o nacional. Alguém pode me explicar como um livro com características similares - encadernação quase igual, papel bastante semelhante, tamanho dos tipos também, etc. - que vem do exterior pode ser mais barato que outro produzido aqui? Realmente, acho isso muito esquisito.
   Vamos ao conteúdo, agora. 
   Realmente, o livro é uma peça preciosa, no que concerne à História da Filosofia Política. Há referência ao pensamento político de quase quarenta filósofos - dentre eles, o nosso tão querido Baruch Spinoza.
   Só para vermos a importância de Spinoza, no que diz respeito à Política, o texto escrito por Stanley Rosen começa assim: "Spinoza is the first philosopher to write a systematic defense of democracy".

Nenhum comentário: