segunda-feira, 11 de maio de 2015

A Política de Spinoza


   Eu citei, há alguns dias, a presença do pensamento político de Spinoza no clássico History of Political Philosophy. Contudo, para fazer justiça a um outro livro que já citei no blog, Modelos de Filosofia Política, há que dizer que, no capítulo referente a "O paradigma do contrato", o autor Stefano Petrucciani também trata do pensamento político do holandês. A extensão das referências é bem vantajosa em relação ao livro de Leo Strauss, mas o que vale é a presença do filósofo num texto específico sobre o tema. Assim, quem se interessar pode pesquisar mais e mais profundamente.
   O capítulo do livro de Petrucciani começa explicando o modelo contratualista. O item seguinte, dentro do capítulo, faz referência ao pensamento de Hobbes. É bem longo, rivalizando com os que abordam Locke, Rousseau e Kant, e ganhando em muito daquele que trata de Spinoza.
   Mesmo perdendo em extensão, a referência ao aspecto democrático do pensamento político spinozano é bem marcante. O autor começa assim o item sobre nosso filósofo: "Encontramos, porém, uma declinação democrática do pacto social na perspectiva de Spinoza (1632-1677)".
   Nos próximos posts, tratarei um pouco mais deste item no livro de Petrucciani.
   

Nenhum comentário: