domingo, 17 de maio de 2015

Le fatalisme vs. The necessitarianism


   Apesar de minha ênfase, agora, ser a Filosofia Política, não posso deixar de continuar estudando alguns assuntos que me encantam, como a natureza, a liberdade e a felicidade humanas. 
  No caso específico da liberdade, Spinoza tem concepções bastante interessantes - a bem da verdade, não é só em relação à liberdade, mas esse é um conceito spinozano que me preocupa muito, em função principalmente do meu campo de estudo, a Ética.
   Um aspecto que sempre tem que ser discutido quando se trata da ética spinozana é o "necessitarismo". Quem se debruça sobre o mundo francófono do mundo spinozano, normalmente descarta essa questão como meramente anglófona. Contudo, eles esquecem que há uma discussão semelhante no mundo francês, que responde pelo título de "le fatalisme". 
   Esse paralelo entre "fatalisme" e "necessitarianism" será algo a que me dedicarei nos próximos tempos.
   Isso... sem esquecer o meu período sabático. Rssss.

Nenhum comentário: