domingo, 2 de julho de 2017

O que é Bioética?


   Tenho me interessado por este tema nos últimos tempos. Minha ênfase em Filosofia é em Ética. Mas isso, nem de longe, me torna um especialista em Bioética. Aliás, até então, eu poderia dizer que tinha pouca intimidade com o tema.
   Como sabemos, a Ética, como área da Filosofia, se divide fundamentalmente em metaética, ética normativa e ética aplicada. Meu foco sempre foi a ética normativa, que, aliás, é aquilo que se conhece mais como "ética" lato sensu, ou seja, a Filosofia Moral. 
   Dentro da ética aplicada temos aquelas situações mais práticas, ligadas mais diretamente às nossas experiências morais na vida quotidiana. Justamente dentre os saberes listados na ética aplicada é que aparece a Bioética.
   Se pensarmos na Bioética ligada a assuntos médicos, não estaremos errados, mas este conceito tem se modificado desde o seu surgimento... e, até hoje, parece comportar algumas perspectivas diferentes.
    Só para começarmos a pensar, valendo-nos mais do senso comum, dá para imaginar que "Bioética" (bios + ethike) seria algo como um "comportamento correto no lidar com os seres vivos".
    Mas depois a gente conversa mais...

Nenhum comentário: