sexta-feira, 28 de julho de 2017

LGBTQI


   Tento ser um cara "antenado", mas a velocidade das modificações é muito grande. Quando eu já estava por dentro do LGBTS, vem o LGBTQI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, queer e intersexo)... e eu acho que falta o S, de "simpatizantes", como na sigla anterior.
   A sigla está na revista Psicologia - grandes temas do conhecimento - especial Sexualidade e Gênero, mais especificamente no artigo "Ideologia de gênero ou educação para a cidadania?", de autoria de Francisca Jocineide da Costa e Silva e Maria Eulina Pessoa de Carvalho.
   O texto é bastante interessante. Vou registrando aos poucos. 
  A primeira coisa que merece destaque é a informação de que "o sexo e o gênero não são binários e fixos. Nascem crianças intersexo, que não podem ser registrados como menino ou menina. Existem pessoas que não se identificam com o sexo de nascimento. [...] E, enfim, a sexualidade não se restringe à reprodução biológica, mas engloba a pluralidade de desejos e prazeres".
   Um registro que vale à pena mencionar, e que o texto cita, é que "os conceitos de gênero e sexualidade ainda não foram assimilados socialmente nem na prática escolar". E a prática escolar é um dos caminhos que facilitará a assimilação social destes conceitos. 
   Em seguida, temos a apresentação dos conceitos de "ideologia" e "gênero".
   O conceito de "ideologia" já é aquele com uma visão crítica. Está lá: "Ideologia é um sistema de ideias que é útil para sustentar relações de poder, mascarar a realidade, podendo ter fundamentos religiosos, políticos e econômicos". E, depois: "Gênero é definido como construção histórica, social, cultural e educacional de características, identidades, posições, papéis, valores e normas para homens e mulheres de acordo com seu sexo biológico". Cita ainda Pierre Bourdieu, quando indica que "[gênero] É o primeiro marcador social, definidor da identidade pessoal e das relações sociais, [correspondendo a] um princípio de visão e divisão social".
   Há ainda a referência histórica de que o conceito de gênero "surgiu no final da década de 1950 [...]. Foi criado pelo médico John Money, do Hospital e Escola de Medicina John Hopkins (Estados Unidos), que assistia crianças intersexo, aquelas que nascem com genitália indefinida. Ele acreditava que, uma vez definido cirurgicamente o sexo, o gênero poderia ser aprendido".
   Depois, conto mais...

Nenhum comentário: