sexta-feira, 28 de julho de 2017

Mulato


   Outro dia, conversava com um amigo, e utilizei o termo "mulato". Ele sutilmente me repreendeu, indicando que a palavra era pejorativa. Eu argumentei que, em Biologia, quando se falava da cor da pele, geneticamente se usavam as expressões "negro", "mulato escuro", "mulato claro" e "branco". Portanto, não me parecia algo depreciativo, visto que era um termo científico. Ele insistiu que "mulato" vinha de "mula", indicando uma animalidade/bestialidade do indivíduo assim chamado.
   Fui pesquisar e...
   "Mulato", em Português, realmente tem a ver com a palavra "mula", do latim mulus. A mula é o progênito do cavalo com a jumenta ou do jumento com a égua. Como representa um "híbrido" de duas raças de animais, passou a ser utilizado para a mistura entre um homem branco e uma mulher negra, ou vice-versa.
   Esta perspectiva, do hibridismo ou mistura, parece diminuir a carga pejorativa do termo "mulato". Historicamente, inclusive, a palavra "mula", com esta perspectiva de mescla, não se limita nem mesmo ao animal. Senão vejamos...
   O uso da palavra "mula" para designar uma pessoa mestiça aparece nas Histórias, de Heródoto. Neste escrito é contado que o oráculo de Delfos havia profetizado a Creso, rei da Lídia, que o seu reino duraria até que uma "mula" fosse rei dos medos.  De fato, quando Ciro II, que tinha pai persa e mãe meda, se tornou rei da Média e da Pérsia, o reino de Creso caiu.
   Desta forma, embora meu amigo tivesse razão ao afirmar que "mulato" vem de "mula", isto não significava uma indicação de bestialidade daquele a quem o termo se refere, mas tão somente ao seu status de "mestiço". E, seguindo esta ideia, o termo "mulato" se aplica razoavelmente bem àquela tonalidade de pele intermediária entre o branco e o negro.  

Nenhum comentário: