quinta-feira, 27 de julho de 2017

Pai


   Meu pai, que faria 95 anos no próximo dia 29 de julho, era um sujeito muito ético... duro até demais com alguns posicionamentos sobre os valores que defendia. Portanto, pela boa memória que tenho dele, nunca o invocaria se eu estivesse no meio de inúmeras falcatruas. Na pior das hipóteses, pediria desculpas a ele, todas as noites, em memória, por estar fazendo o contrário do que ele me ensinou ser o correto. 
   Isso sou eu, porque a revista Veja de 19 de julho, numa matéria cujo título é "O bando dos quatro" - em que trata de Lula, Dilma, José Dirceu e Antonio Palocci - traz uma frase de Dirceu que deve ter deixado o pai dele se revirando no túmulo, caso tenha sido um senhor honesto. Disse o ex-ministro: "Aprendi com meu pai que na vida o mais importante são os valores éticos e os valores morais, e o mais importante é o Brasil" (02 de janeiro de 2003).
   Surgem duas possibilidades: ou ele não aprendeu direito, ou o pai não sabia bem o que "valores éticos e morais" significavam, e, por isso, não pôde ensinar direito.
   De minha parte, vou preferir acreditar que só o filho não era ético o suficiente, tendo deixado de aprender o que o pai lhe passou com tanto cuidado.
   Só por curiosidade, aí vão frases dos outros três políticos.
   "O combate à corrupção e a defesa da ética no trato da coisa pública serão objetivos centrais e permanentes do meu governo" (1º de janeiro de 2003) - Luiz Inácio Lula da Silva.
   "Serei rígida na defesa do interesse público. Não haverá compromisso com o desvio e o malfeito. A corrupção será combatida permanentemente" (1º de janeiro de 2011) - Dilma Rousseff.
   "Trabalhei dentro da mais estrita legalidade, respeitando rigorosamente os padrões éticos que se impõem aos homens públicos" (08 de junho de 2011) - Antonio Palocci.

   Eita...

Nenhum comentário: