segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cine-filosofia

Para os amigos que acompanharam os posts sobre o livro "Cinefilô", de Ollivier Pourriol, deve ter ficado um gostinho de "quero mais". É bem verdade que, daquele livro, eu só li e comentei a parte referente ao nosso querido Spinoza, descartando Descartes (desculpem-me o trocadilho. Rsss).
Eu mesmo fiquei com saudades do livro. Nessas minhas andanças pelas livrarias, reencontrei um livro, que não é novo, mas que recebeu boas referências em jornais, na época do seu lançamento no Brasil, em 2006, que é "O cinema pensa - uma introdução à Filosofia através dos filmes", de Julio Cabrera. Ainda não comecei a lê-lo, mas já tive uma boa impressão pelo seu prefácio.
Outro livro que comprei, esse realmente um lançamento, foi "Na escola da Fenomenologia", de Paul Ricoeur. Este livro é uma reunião de textos escritos ao longo dos anos pelo filósofo Paul Ricouer, que dizem respeito, como o título indica, à Feomenologia. Fui logo ler o artigo "Kant e Husserl", que pretende "discernir, por trás da epistemologia kantiana, uma fenomenologia implícita, cujo revelador, de certo modo, será Husserl. Nesse sentido, Husserl continua alguma coisa que no kantismo estava ... no estado embrionário". Bem interessante o texto, que ainda não li integralmente.
Dois livros que prometem...

2 comentários:

Júlio disse...

Ricardo, eu gostei muito dos post sobre o Cinefilô. Não sei se foi tanto pela mistura de cinema e filosofia ou pela possibilidade de entender o Spinoza através de referências atuais.
Esse 'O cinema pensa' tem algo sobre o Heidegger? Vc poderia falar se a ligação com o pensaemnto do Schumacher da filosofia foi bem feito?
E esse outro, o de fenomenologia, tem algum texto tipo 'Kant e Heidegger'? Seria interessante alguma análise comparativa. Outro dia vi que saiu um livro brasileiro analisando a questão do espaço em Heidegger. Era só o que faltava para aproximar os dois alemães. Afinal Kant tinha falado de espaço e tempo como aquelas formas sensíveis e Heidegger só tinha analisado claramente o tempo na constituição do ser.
Coloca loga uns post aí!
SDS

Júlio disse...

O final era 'coloca logo uns posts aí!'. Foi tanta coisa errada em tão poucas palavras que resolvi fazer uma correção.