domingo, 9 de agosto de 2009

Trecho final da biografia de Spinoza

O primeiro capítulo do livro do Alcantara Nogueira sobre Spinoza diz respeito à biografia deste pensador.
Para mostrar a admiração do autor pelo nosso querido filósofo, registro parte do conteúdo do último parágrafo desse capítulo.
"Preocupado com o valor do conhecimento, [Spinoza] levou de vencida verdadeira multidão de anti-homens, cuja orientação se alicerçava sob o signo do ódio, da inveja e da hipocrisa... todos sub-homens, cuja existência e ação só tiveram como mérito realçar a grandeza de Spinoza, como homem e pensador - glória da humanidade e do saber filosófico de todos os tempos".
Faço minhas as suas palavras, Alcantara!

Um comentário:

Júlio disse...

Ricardo, eu já me convenci que o Spinoza era um cara nota 10. Meu problema com ele é só entender aquilo que vc está me devendo explicar, que é a passagem da metafísica pra ética. Lembre que vc ainda não pagou essa dívida.
Mas esse Alcantara é mais fã do Spinoza que vc. Esse "glória da humanidade e do saber filosófico de todos os tempos" foi de quem gosta mesmo. Apesar de toda a minha preferência pelo Heidegger, certamente eu não chegaria a tanto.
SDS.