quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Lendo Alcantara

Fiquei com saudade da leitura que fiz do livro "Espinosa", de Steven Nadler... que, infelizmente, ainda não foi publicado por editora brasileira.
O volume de informações biográficas do livro de Alcantara Nogueira não poderia, obviamente, ser comparado com o de Nadler, que é uma biografia, no sentido estrito, enquanto o primeiro é um livro sobre a filosofia spinozana, que passa pela história do filósofo para detectar influências.
De qualquer forma, para um livro com apenas vinte páginas biográficas, o trabalho foi muito bem feito. Aliás, uma informação que não vi nem em Nadler foi dos nomes e matérias dos professores do jovem Spinoza - além dos muito conhecidos Menasseh ben Israel e Saul Levi Morteira -, e que o próprio Alcantara destaca que é informação inédita no Brasil... em 1976... mas que, imagino, ter continuado como inovação, apesar dos livros lançados no Brasil desde então.
Por enquanto, só uma pequena divergência quanto à importância do pensamento de Uriel da Costa sobre o menino Spinoza - com apenas oito anos, quando do "acontecimento Uriel" -; embora o autor reforce a "presença" de Juan del Prado como "quem ofereceu as primeiras inspirações para a formação da mentalidade filosófica juvenil de Spinoza", reconhecendo-lhe o aprofundamento de questões levantadas por Uriel e que viriam, posteriormente, a ser desenvolvidas por Spinoza. Talvez, então, Uriel esteja presente apenas indiretamente em Spinoza.
Valeu muuuuuuuuuuito a pena ter comprado o livro!

3 comentários:

mundy disse...

Bem o que vou escrever não tem haver diretamente com o post, é off toppic , mas dentro do assunto ética que era tão bem empregada por Spinosa.
Fiquei pasmo com o discurso do Sarney ontem , nem sei por que , mas fiquei, já era para estar acostumado com isto, mas não estou ,sinal de que ainda tenho vergonha na minha cara e sinto nojo deste modo de se fazer politica no Brasil, mas nem é sobre este Senhor que gostaria de falar, mas sim do fato do Vereador Jorge Pereira que tem sua base politica na iLha do Governador no Rio de JANEIRO, ter abocanhado em pouco mais de 30 dias ou menos, nada menos que 2 milhoes de reais em verba pública do Municipio do RJ para custear suas obras assistencialistas, bem se o Vereador as usasse realmente para o social, eu ainda tentaria entender, mas não é, mas o que mais me impressiona nisto tudo é que o Prefeito Eduardo Paes, falou que na Gestao dele como Administrador da Cidade do Rio de Janeiro , verba pública não seria liberada para obras sociais de nenhum vereador fosse ele aliado ou não de sua base politica, bem esqueceu bem rápido a promessa visto que o Prefeito do RJ está apenas há 7 meses no cargo,infelizmente, politico é assim, com dinheiro público a farra sempre é boa.Minha esposa pede para que eu não leia mais sobre este tipo de noticia para que eu não me chateie, mas nao deixo de fazer, e realmente ,eu é que fico mal, pois eles ficam em seus cargos vivendo a custas do ERario público e rindo da cara de quem votou neles.

Prof. Guilherme Fauque disse...

Pois eu estou louco para comprar este livro... Eu já li um outro livro do Nadler, só que em PDF (tenho dois livros dele em PDF).

As vezes eu troco algumas palavras com o Nadler via e-mail, ele é gente boa, apesar de estar sempre ocupado - rsrsrsrsrsrs.

Vou ver se até o final do ano eu compro este livro.

Ricardo disse...

Guilherme:
Agora você me deixou "babando". Você troca e-mails com o Steven Nadler? Caracas, como é bom ter amigo importante. Rsss.
Agora, pergunto: não dá para você "compartilhar" esses textos em PDF?