quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Últimas aquisições

Após ter lido, e gostado, do texto de Adauto Novaes que foi publicado em "O Globo", conforme citei em post anterior, consegui encontrar um livro organizado por ele. O livro se chama "A condição humana - as aventuras do homem em tempos de mutações". Há textos do próprio Adauto, mas também de Franklin Leopoldo Silva, Sérgio Paulo Rouanet, Antônio Cícero, Oswaldo Giacoia Júnior, Slavoj Zizek e outros. Esse livro promete, hein!
Outro livro que comprei, junto com esse primeiro, foi "Os filósofos e o amor - de Sócrates a Simone de Beauvoir", de Aude Lancelin e Marie Lemonnier. O tema, pelo menos, é interessante. Os títulos dos diversos textos também são bem bolados: "Deserto do amor" (Kant); "As asas de Eros" (Heidegger e Arendt); "Amor em liberdade" (Sartre e Beauvoir) e outros. Não sei se o resultado foi bom... mas isso, eu comento depois.
Os livros são lançamentos desse ano, ambos publicados pela Editora Agir.

Um comentário:

Maria disse...

Para mim o tema não é apenas “interessante”…rs
Se o conteúdo for tão bom quanto os títulos…
Tomara que venha também Abelardo e Heloísa “Até à eternidade “e do Spinoza “Amor não consumado”
Ahhhhhh, só falará do amor entre filósofos??!!
De qualquer maneira gostarei de ler nos seus post a maneira como alguns filósofos viveram o amor e sobretudo da leitura e dos comentários que o senhor ,racionalista, Ricardo , faz deles.
Vou sentar-me na poltrona a degustar o assunto …rs
Maria