terça-feira, 22 de setembro de 2009

Leszek Kolakowski

"Leszek Kołakowski (nascido em 23 de outubro de 1927 em Radom, Polônia — morreu em 17 de julho 2009 em Oxford, Inglaterra) foi um eminente filósofo e historiador polonês. Ele foi mais conhecido por suas análises críticas do marxismo, particularmente por sua famosa obra histórica em três volumes, As principais correntes do marxismo".
Foi apenas isso que eu encontrei na Wikipedia sobre o filósofo Kolakowski, a respeito do qual eu tenho visto algumas matérias ultimamente. Entretanto, o mais interessante foi que, em mais uma de minhas andanças pelas livrarias, achei a coleção "Sobre o que nos perguntam os grandes filósofos", da Editora Civilização Brasileira. São três pequenos volumes, cuja intenção está registrada na orelha: "O objetivo da obra não é apresentar um resumo da história da Filosofia, tampouco ser um manual, uma enciclopédia ou um dicionário - desses já existem muitos. Com uma prosa elegante e acessível, o filósofo Leszek Kolakowski se propõe a explorar a essência dessas ideias e a permantente relevância enquanto apresenta grandes personagens do pensamento ocidental: Sócrates e Santo Agostinho, Descartes e Nietzsche, Kant, Hegel, Schopenhauer, Kierkegaard, Heidegger. Ao fazer refletir sobre os principais questionamentos que movem nossas vidas, estes livros oferecem uma viagem pela Filosofia do Ocidente, guiada por um dos maiores especialistas no assunto".
Lancei-me logo ao pensamento de Spinoza. O texto, de pouco mais de nove páginas é muitíssimo bem escrito. É verdade que, para quem conhece o pensador, o texto parece um conjunto de lembretes que remetem automaticamente a conteúdos maiores. Não sei se lendo tão poucas páginas de um filósofo "desconhecido" do leitor seria possível ter uma noção perfeita do mesmo. Mas o fato é que primeira impressão foi ótima.
Em breve colocarei alguns posts sobre os livrinhos.

2 comentários:

Menina Virgem disse...

Você deveria ir para o espaço do meu filósofo predileto, Paulo Ghiraldelli Jr. Aliás, ele fez um brilhante artigo quando da morte de L. Kolakowski. Olha, o espaço de recepção de amigos é aqui: http://ghiraldelli.ning.com Eu estou lá, venha, OK?
Menina Virgem

Ricardo disse...

Gosto do Ghiraldelli também. Ele já mereceu vários posts aqui no blog. Você poderá vê-los, voltando um pouco no passado deste espaço. Aliás, o blog do Ghiraldelli está registrado entre os meus favoritos.
Li vários livros dele - dos quais destaquei, inclusive, o "História da Filosofia"... e espero que a continuação seja lançada em breve -, bem como já vi alguns DVDs onde ele aparece explicando vários temas.
A única ressalva que fiz, certa vez, às reflexões do professor Ghiraldelli dizia respeito justamente ao "meu" querido Spinoza. Parece que há algo incompreendido por Ghiraldelli a respeito do grande luso-holandês. De qualquer forma, como eu falava sobre um dos DVDs, onde o tema tem que ser abordado com mais superficialidade, penso que, quando o "História da Filosofia" da época do Racionalismo for publicado, Ghiraldelli terá oportunidade de expor melhor o pensamento do grande Spinoza.
Pode deixar que, certamente, irei ao "ning" do Ghiraldelli. Encontro-a lá!