segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mais um amigo

Fiquei muito surpreso e alegre, hoje, ao abrir o blog. Lá estava, no cantinho dos amigos que passam os olhos por aqui, uma nova presença... o amigo "Existenz". Novo colaborador apenas no blog, visto que ele é um dos que já me faziam ir aprofundando certas reflexões, no passado, fora do ambiente blogueiro. Esse amigo é o "culpado", aliás, por eu gostar tanto de Kant, já que me fez ir lendo mais e mais sobre o prussiano, para me "defender" das ótimas argumentações do amigo.
Considere-se bem vindo. Colabore à exaustão... pois eu sei que conteúdo você tem para isso. E, por favor, vá "arredondando" meus possíveis enganos sobre Heidegger e a fenomenologia.
Se quiser dar-nos uma "canja" sobre Merleau-Ponty, fique totalmente à vontade.
Antes de fechar, agradecendo a participação no blog, não poderia deixar de fazer uma provocação: por que "Existenz" e não "Dasein"? Rsss

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ricardo. Primeiramente, parabéns pelo blog. Segundo, a respeito do nome "Existenz", na verdade, eu preferiria colocar simplesmente o meu nome, algo como Ber Aguiar, mas, quando criei minha conta no Google Reader a uns meses atrás eu não tive mais essa possibilidade. Então, surgiu o "Existenz", que veio mais como um "quebra galho" do que uma opção ideal. Mas, você me pergunta, por que não "Dasein"? “Existenz” me lembra mais o português “existência”, o que é uma coisa mais concreta para quem não conhece alemão nem filosofia com profundidade. Além disso, apesar da simpatia pelo pensamento de Heidegger, não quero me atrelar somente a ele, e sim a todos os “filósofos da existência”. E, ainda, mostrar algo do meu pensamento: o ente que cada um sempre é não se distancia da existência que lhe é própria.

Ricardo disse...

Mais importante, para mim, do que o nick escolhido é a sua presença aqui no blog. A bem da verdade, é uma presença desejada há tempos. Se você chegasse antes, teria desfrutado da companhia de mais amigos, que envolviam o blog em uma atmosfera mais "viva". Devido aos múltiplos afazeres de cada um - vários são professores - suas presenças ficaram mais raras. Penso, entretanto, que isso seja apenas algo momentâneo; afinal, os próprios blogs de alguns andam meio desatualizados.
Voltando ao nick. Eu, particularmente, gostei mais de Existenz do que gostaria de Dasein - a pergunta foi mais em tom de "provocação". Além disso, sei que você gosta mais da Filosofia da Existência do que especificamente de Heidegger, embora nele também haja uma Filosofia da Existência.
Por último, quero reforçar, conforme eu já havia registrado antes, o prazer de tê-lo por aqui. Seja realmente bem vindo... e comente quando quiser... mesmo que seja para ampliar o conteúdo do post, ou até sair dele (os comentários "off topic", como costuma dizer um amigo que, vez por outra, escreve aqui).