segunda-feira, 29 de março de 2010

Atenção, atenção... nova publicação!!

  Amigos spinozanos, comemorem... ! Foi lançada mais uma publicação sobre o digníssimo filósofo holandês! Trata-se de "Vocabulário de Espinosa", de Charles Ramond, pela Editora WMF - Martins Fontes. São 88 páginas, contendo verbetes como "Deus ou Natureza", "Afeto", "Conhecimento" e "Amor", segundo informa a "notinha" publicada no caderno Prosa & Verso, do jornal O Globo deste último sábado.
  Aliás, corrigindo a notinha, no verbete "Amor" está registrada a seguinte informação: "Espinosa, filósofo racionalista por excelência, fala sem parar de amor".   E eu continuo me "debatendo" quando vejo esse termo "racionalista", de um modo tão frio, ligado ao nome deste magnânimo filósofo.
  É certo que não estávamos completamente desamparados no que concerne ao vocabulário spinozano, visto que o famoso livro de Deleuze "Espinosa - Filosofia Prática" já contava com um "Glossário" de termos da Ética. Mas esse novo "Vocabulário ..." contempla não só os termos da obra magna de Spinoza, mas também de outros textos dele - até mesmo do Breve Tratado, ainda não publicado no Brasil.
  Sortudo, que sou, já tinha o "Le vocabulaire de Spinoza", publicado pela Ellipses, de autoria de monsieur Ramond, que é professor da Universidade de Bordeaux III, e possui, aliás, mais algumas publicações sobre o holandês.
  Mas... que venham mais obras sobre nosso "afetuoso racionalista"! E, quem sabe, inclusive o seu Breve Tratado sobre Deus, o homem e sua felicidade?!

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Estava a navegar pela Internet mais propriamente pelo mundo dos blogues quando me deparei com o seu. Nunca tinha visto um blogue que demonstra.se tanto empenho e dedicação... Sinceramente não conheço (quase nada) sobre Spinoza mas de certo que é um dos seus (maiores!) "seguidores"... Não o conheço mas decidi deixar um comentário para lhe dar os parabéns por este EXCELENTE blogue.
Beijo

Ricardo disse...

Muitíssimo obrigado. Fiz questão de agradecer-te no espaço que é mais "público", ou seja, através de um post. Fiquei muito satisfeito com o teu registro, principalmente porque aprendi -vivenciando isso - que o blog se alimenta dos comentários que são feitos. Comentários que podem ser de estímulo, como o teu; de oposição de opiniões, que acabam por nos fazer repensar determinadas opiniões, e aqueles que, concordando conosco, são também uma força a mais para o nosso pensar.
Muitíssimo obrigado pelo comentário!