quarta-feira, 17 de março de 2010

Esse Leibniz...

  Vez por outra, sinto-me perseguido por Herr Leibniz. Não é um mero caso de esquizofrenia... pelo menos, acho que não! Mas o fato é que esse senhor gosta de cruzar os meus caminhos.
  Lá estava eu, tranquilamente, lendo meu livro "Introdução à lógica", de Cezar A. Mortari, quando, não mais que de repente, deparo-me com "O primeiro a ter a ideia de usar linguagens artificiais foi o matemático e filósofo alemão Gottfried Wilhelm Leibniz". Esse sujeito é irritantemente... (...) ... competente!
  Brincadeiras à parte, realmente Leibniz era um pensador brilhante - desonesto, mas brilhante! Rsss. Sua desenvoltura em dissimular as fontes de seu pensamento era tão impressionante quanto o próprio desenvolvimento que dava às ideias das quais partia.
  De qualquer forma, continuo o texto... talvez até como uma forma de que "derrotá-lo", mostrando que ele imaginou mas não realizou.
  Mortari continua: "Sua [de Leibniz] ideia era desenvolver uma lingua philosophica, ou characteristica universalis... Ao lado disso, propôs o desenvolvimento de um calculus ratiocinator, um cálculo que permitiria tirar automaticamente conclusões a partir de premissas representadas na lingua philosophica. Assim, quando homens de bem fossem discutir algum assunto, bastaria traduzir os pensamentos para essa linguagem e calcular a resposta. [...] Embora Leibniz tenha feito esta proposta, ele não chegou a desenvolvê-la". Uhuu!
  Para quem não tem a mesma "neura" que eu quanto a Leibniz, lá vai o fim da história: "A lógica, na verdade, só começou a fazer uso de linguagens artificiais no século XIX; primeiro, modestamente, com os trabalhos de G. Boole, e, finalmente, em sua plena forma, em 1879, com a publicação da Conceitografia de Gottlob Frege. ... Hoje em dia, é impossível pensar a lógica sem linguagens artificiais".
  Aliás, o que fez esse "pessoal" na área das "Matemáticas", por volta dessa época, não foi brincadeira. Até a certeza absoluta, tão caras a Descartes e a Spinoza, da soma dos ângulos internos de um triângulo ser igual a dois ângulos retos foi relativizada, valendo apenas para "uma" Geometria.
  Mas isso é papo para outro post!

Nenhum comentário: