segunda-feira, 1 de março de 2010

"O Portal da Filosofia"


  Interessante o livro publicado pela Editora Martins Fontes, de autoria de Robert Zimmer, sob o título de "O Portal da Filosofia - uma entrada para as obras clássicas", volume 1.
  O título dá a real dimensão da obra: trata-se de um acesso à Filosofia. Dessa vez, entretanto, a passagem não é aberta através da História ou dos temas sobre os quais se reflete. A entrada se dá pelas obras produzidas.
  Não se deve falar em "resumo" das obras, nem mesmo em "introdução" a elas, mas, antes, em uma "apresentação" das mesmas. Faz-se uma pequena introdução biográfica do pensador e passa-se a comentar os temas abordados na obra, esclarecendo-se alguns dos conceitos que aparecem no texto original.
  Esse primeiro volume trata das seguintes dezesseis obras: A República, de Platão; Confissões, de Sto. Agostinho; O príncipe, de Maquiavel; Os Ensaios, de Montaigne; Discurso do Método, de Descartes; Pensamentos, de Pascal; Dois tratados sobre o governo, de Locke; Crítica da Razão Pura, de Kant; O mundo como Vontade e como Representação, de Schopenhauer; Ou/ou, de Kierkegaard; O Capital, de Marx; Assim falou Zaratustra, de Nietzsche; Tratactus Logico-Philosophicus, de Wittgenstein; Ser e Tempo, de Heidegger; A sociedade aberta e seus inimigos, de Popper e Uma teoria da Justiça, de John Rawls.
  Embora os textos não se aprofundem suficientemente nos conceitos e na lógica interna de cada livro, certamente alcança o objetivo que é de dar um "sobrevoo" pela obra do pensador em questão, permitindo, pelo menos, que se trave conhecimento com o tema apresentado e com as diretrizes tomadas pelo filósofo na sua abordagem.
  Achei uma ótima obra para quem tem uma curiosidade filosófica sobre determinados livros, mas que não tem aprofundamento teórico suficiente para se dedicar a eles.
  Fui logo nos capítulos referentes à "Crítica da Razão Pura" e "Ser e Tempo". Será que em algum volume aparecerá "Ética", do nosso querido Spinoza?

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma boa notícia para os amigos de Spinoza: saiu o segundo volume de O Portal da Filosofia e tem um comentário sobre A Ética com o título "O livro sobre Deus e o mundo".

Ricardo disse...

Caro amigo:
Obrigado pela participação, ainda mais quando ela trata de novidades sobre o nosso filósofo. No entanto, em agosto, eu já havia sinalizado o lançamento do segundo volume de "O Portal da Filosofia". De qualquer modo, sempre que houver alguma novidade, faça o registro nesse nosso espaço.
Grande abraço.