segunda-feira, 6 de julho de 2015

"A conspiração de imbecis"


   Umberto Eco deu várias entrevistas ultimamente por conta do lançamento de seu novo livro Número Zero. Uma delas foi à revista Veja. Algumas opiniões do grande literato são bastante interessantes. 
- Sobre as informações que circulam na net:
"Num mundo com mais de 7 bilhões de pessoas, você não concordaria que há muitos imbecis? [...] Com a internet e as redes sociais, o imbecil passa a opinar a respeito de temas que não entende.";
"A primeira disciplina a ser ministrada nas escolas deveria ser sobre como usar a internet: como analisar as informações.";
"Os jornais, em vez de se tornar vítimas da internet, repetindo o que circula na rede, deveriam dedicar espaço para a análise das informações que circulam nos sites."
- Sobre as "teorias da conspiração" que se multiplicam na net:
"A característica de uma conspiração verdadeira é que ela é invariavelmente descoberta. Houve uma conspiração para matar Júlio César, e todos sabemos. O perigo está nas conspirações falsas, pois você não consegue desmenti-las - mas elas se prestam à manipulação".
- Sobre o Estado Islâmico... e a natureza humana:
"Veja o Estado Islâmico, que eu chamo de o novo nazismo: querem aniquilar outras etnias, impor um credo, conquistar o mundo. Nunca nos livramos permanentemente dessa atitude."

Nenhum comentário: