segunda-feira, 6 de julho de 2015

Leda Paulani


   Dia desses, assisti na televisão uma entrevista com a economista Leda Maria Paulani - professora da USP -, no programa "Diálogos com Mário Sérgio Conti". Ela foi apresentada como alguém que, apesar de ser petista "de carteirinha", estava desencantada com os rumos da economia brasileira. Mesmo já tendo sido secretária do governo petista do município de São Paulo, capitaneado pelo prefeito Fernando Haddad, ela apresentou críticas às ações implementadas por Dilma e seu ministro Levy, neste momento. 
   Sua tese central é a de que: "Dizer que tem descontrole faz parte da estratégia de terrorismo para a austeridade aparecer como única opção". Ou seja, segundo ela, a mídia se presta a um papel de alardeadora do caos econômico a fim de garantir a adoção de políticas neoliberais.
   Particularmente, gostei da entrevista. Acho que pode haver, sim, exagero em algumas informações, tentando provocar uma reação popular a uma política mais voltada para o social e menos para o capital. Penso, também, que alguém que é especialista no assunto - uma economista, acadêmica e ex-secretária de governo, portanto, teórico e prática - deva apontar esses excessos. Temo, contudo, que alguns "erros" apontados possam estar incluídos nessa categoria apenas por uma postura ideológica de quem os identifica. E, ainda que reconhecendo meu despreparo econômico, diante de tão excelsa figura, penso ser o caso que se dá com a professora Leda Maria Paulani.
   Como sempre gosto de fazer, fui pesquisar "o outro lado" dessa estória. Encontrei, por exemplo, o Rodrigo Constantino insistindo em uma visão incorreta da professora Leda no que se refere à política de juros. Porém, mais importante do que a posição de Rodrigo, parece-me a do colunista da Folha de São Paulo Alexandre Schwartsman - aliás, o "colunista", como eu coloquei, é de uma imprecisão absurda. O senhor Alexandre é doutor em Economia pela Universidade da Califórnia, e já foi diretor de Assuntos Internacionais do nosso Banco Central. Em um de seus artigos, chamado "Leda no País das Maravilhas", Schwartsman aponta vários enganos da professora Leda.
   Acho que sempre acrescenta podermos ver os dois lados de uma contenda. Desta forma, podemos observar fragilidades em cada posição, bem como argumentos fortes, que parecem imunes aos golpes alheios. Para quem quiser, há pelo menos duas leituras interessantes:
Leda Paulani:
http://novo.clipclipping.com.br/impresso/ler/noticia/2401592/cliente/496
Alexandre Schwartsman:
http://rota2014.blogspot.com.br/2015/05/leda-no-pais-das-maravilhas-por.html
   Boa leitura!

Nenhum comentário: